sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SOBRE O JOGO

O jogador entrará num mundo de intrigas, fofocas, lutas e entraves que todo colégio tem, sem exceções. "Bully" conseguiu capturar a essência do colegial em seu todo, não importa país, cultura ou língua, toda escola tem Valentões que atormentam os mais fracos e que não tem nada na cabeça, Atletas e Cheerleaders que se acham o máximo, Nerds que vivem com a cabeça enfiada em privadas, prefeitos, diretores, professores e uma cozinheira de falta de higiene que nem sempre são exemplos de nobreza e moral, pois é nesse mundo que Jimmy Hopkins é atirado e não vai deixar barato.

No 1º Capítulo, o jogador só terá acesso ao terreno da escola, onde tem a escola, o dormitório masculino, o feminino, o dos "riquinhos", biblioteca, ginásio, campo de futebol americano e um lugar onde se localiza uma oficina.

Como você está num internato, você terá de participar em algumas aulas, que dão algum tipo de prêmio, como, por exemplo, as aulas de inglês dão à Jimmy uma capacidade verbal maior para desculpas com prefeitos e rapazes que querem agredi-lo; aulas de química ensinam a fazer bombinhas, bombinhas de mau-cheiro, pó de mico, etc.; aulas de mecânica dão a Jimmy ótimas bicicletas e assim por diante. As aulas são: Arte (Art), Química (Chemistry), Inglês (English), Educação física (Gym), Fotografia (Photografy) e Mecânica (Shop). Você terá que completar cada aula 5 vezes, depois disso não precisará mais completar nenhuma aula já completa, mas poderá fazer a última aula de cada matéria.

O jogo é como se fosse um "Sandbox" (Caixa de areia, em português), o que significa que você não tem propriamente um objectivo linear, podendo fazer o que quiser, na hora que quiser e quando bem entender. Claro que para o jogo ficar mais divertido, abrir novas áreas, o protagonista aprender novos golpes de luta, ganhar mais respeito, o jogador terá que avançar nos eventos principais do jogo. Nada que não faça o jogador avançar naturalmente, já que a história é muito divertida.

No jogo você pode tanto agir como um Bully, picando os nerds, quanto o contrário; ser uma espécie de "justiceiro" — protegendo os mais fracos, batendo e humilhando apenas os outros Bullies. Pode ainda ser mais reservado com uma filosofia de "não me chateou, não apanha" ou ser um garoto super problemático, fugindo quando um prefeito percebe seus atos e batendo em quem aparecer na sua frente (incluindo prefeitos e alguns outros adultos — sendo essa tarefa quase impossível no corpo-a-corpo, já que para um adulto basta apenas conseguir pôr as mãos num garoto).

Na verdade você faz o que quiser, mas é preciso ter em mente de que para todos os atos há consequências. Quando você menos esperar, você poderá estar no diretivo levando um sermão e uma ameaça de suspensão. Por isso mantenha o olho nos fiscais e procure estar sempre alerta!


No jogo não é possível avançar sem ser pacífico, sabendo que já nas primeiras missões, o jogo põe-te numa cena de batalha com outro rapaz. Porém, ao seguir a história à risca, você também não terá a intenção de bater ou humilhar os colegas mais fracos (como os nerds ou os "sem gangues"). Pelo contrário, irá até protegê-los, mas sempre com a intenção de receber alguma recompensa depois.

O sistema de batalhas corpo-a-corpo, finalmente em toda a série (referindo-se aos intitulados GTA, da Rockstar, mesma produtora de Bully), está divertido e realista. Além de que a dificuldade das batalhas está bem mais fiel. Por exemplo, um Nerd estudioso pode ser derrotado com apenas 6 ou 7 socos, enquanto um Atleta musculado, alto e bom de porrada dá um bom desafio ao jogador, que para vencer, terá que saber a hora de avançar e se defender.

Mesmo após terminado o jogo, usufruindo de quase todas as opções do jogo, é bem provável que em 1 mês ou menos o jogador tenha vontade de (re)voltar ao ambiente escolar e dar uma boa lição naquele Bully da escola que ele nunca mais irá esquecer.

historia

O jogo começa com Jimmy deitado no carro discutindo com sua mãe e com seu padrasto. A mãe de Jimmy quer colocá-lo num internato, enquanto ela vai passar uma longa lua de mel com seu 5º esposo. E ela escolheu Bullworth Academy, a escola mais louca de toda o país, e a única que aceitou Jimmy. Continuando a discussão, eles chegam a Bullworth Academy. A mãe de Jimmy deixa-o à frente da escola, onde ele é recebido pela secretária. Então ela diz a Jimmy para ir falar com o diretor, o Sr. Crabblesnitch. Quando Jimmy chega para falar com ele, eles começam a conversar. Crabblesnitch diz que Jimmy é um rapaz muito mau, o pior que ele já recebeu em sua escola até agora. Ele cita algumas coisas que Jimmy fez em outros internatos: Vandalismo, Linguagem imprópria, Graffiti, e Bullying. Logo depois dessa conversa, a secretária manda Jimmy vestir o uniforme da escola. Quando Jimmy chega ao dormitório masculino começa uma luta, em que verá um pequeno tutorial do jogo. Quando tiver acabado com o rapaz que te atacou, chegará Hatrick, o professor de matemática corrupto da escola (como os policiais corruptos dos jogos da série GTA) fazendo-te parar com a luta. Entrando no dormitório, Jimmy conhece Gary, um rapaz com alguns problemas mentais que pretende dominar a escola. Chegando ao seu quarto, Gary apresenta-te a Peter (ou apenas Petey), o garoto mais "cromo" da escola e também a mascote! O resto da história você irá descobrir se ver todos os vídeos do jogo

Um comentário: